A Mansão Himuro

Vou começar postando aqui com um assunto que eu adoro:  O Sobrenatural.

Desde pequena eu tenho interesse por essas coisas! Fantasmas, criaturas criptozoológicas, casos estranhos e etc.

Claro que eu não acredito em TUUUUDO, TUUUUDOO, hahaha, mas, não sei, eu amo esse assunto e pesquisá-lo me diverte!

Mas nunca presenciei algo 100% fora do comum. Só uma vez que eu acho que vi um Disco Voador (Apesar de isso não ser paranormal e sim ufológico)… Por que eu ACHO?Porque eu estava com sono, e vi no céu uma luz que voava rapidamente em forma de “8″…Vai saber. Até porque eu não acredito em abduções (Principalmente depois do filme Fogo No Céu…Altamente recomendado pra quem sonha em ser abduzido!) e acho que os ets não tem muito o que fazer por aqui! Eu simplesmente acho que eles pegam um atalho pra chegarem em outra galáxia mais legal!Aí eles acabam passando por aqui pra fazer a alegria dos estadonidenses!XD!

OBAMA, REVELE A ÁREA 51, acha que eu não sei que o Bush te passou o Livro do Presidente?

Tá, enfim, vamos ao que interessa!Enquanto os EUA se torna oficialmente o palco de aparições extraterrestres, abduções e sinais nos campos de milho do Mel Gibson do sul, o Oriente (Especialmente em pontos como a Coréia, Tailândia e Japão) vem chamando cada vez mais atenção para suas lendas de fantasmas!

Cá pra nós!!Fantasma de filme americano pode até ser legal!Mas quem já não ficou encafifado ao ver a carinha linda da Kayako Saeki (Fantasma vingativa de O Grito) ou da Sadako (A verdadeira escaladora de poços do lendário Ringu (O Chamado, remasterizado em 2002 e com a Samara, também muito demais… E que não se jogou em nenhum arame!) no climax do filme? Ou não torceu para que a Natre desse umas puxadas de pé no ex namorado desgraçado dela (Espíritos, filme remasterizado como Imagens do Além e com a Megumi, MARA!)?

Além do que, os filmes orientais simplesmente revelam que você não precisa jorrar sangue o filme todo, ou botar aquela musiquinha infeliz quando o protagonista está sozinho no tal lugar assombrado para sentirmos medo. Basta mexer com o seu psicológio!AÍ SIM nós sentimos medo!Na hora não nos influencia, mas eles brincam com nosso interior, aí,  meu caro, adeus pra suas horinhas de sono! Na hora do filme os mais corajosos pensam “Beeela porcaria ¬¬…”, mas é só cair na cama e dar uns minutos… Logo, logo você vai estar imaginando a Sadako saindo da TV ou ouvir o “ÃÃÃÃÃÃÔ da Kayako, enquanto sente ela entrar debaixo do seu edredom (Ou, convenhamos, o corajoso, após ver o filme, vai dizer: “Há!É tão ruim que me deu até calor, vou dormir de lençol”…Sei,sei…).

Bem, os filmes orientais tecnicamente se baseiam em lendas urbanas ou folclóricas. Os Japoneses, por exemplo, contam de geração em geração (Por favor, me corrijam se eu estiver errada, okay?) lendas como as de pessoas que morreram sob uma grande raiva, um grande rancor, e seu espírito permanece em seu local de morte, se tornando uma maldição, que pega em todos que entrarem no local (Esta lenda serviu de palco para O Grito). Folcóricamente, os fantasmas possuem um perfil único. As garotas, por exemplo, são o estilo Samara/Sadako: Longos cabelos cobrindo seu rosto, usando um vestido, expressão estática, às vezes de fúria. Vagam nos seus locais de morte e tendem a guiar suas vítimas para sofrerem o mesmo que elas.

Crianças e mulheres são os mais usados em lendas de terror, por demonstrarem inocência e pureza, algo que, misturado com raiva, fúria, se torna algo realmente assustador.

Tem curte bastante a cultura japonesa (Ou tem suas origens na mesma) já deve ter percebido isso. Em filmes, jogos, animes e vídeos vemos fantasmas que seguem este estereótipo.

E é sobre isso que eu finalmente comento sobre a tão conhecida Mansão Himuro.

Você já jogou Fatal Frame? Se sim, ok, aguarde. Senão, vou resumir um pouco. É um jogo de terror, onde seu objetivo é exorcizar fantasmas usando uma máquina fotográfica. O jogo, até agora, possui quatro séries. E em todos você encontra fantasmas de mulheres e crianças, seguindo o mesmo estilo dos filmes e dos animes que vemos. Claro que tem fantasmas homens, mas os piores são as crianças e mulheres (Experiência própria daquela que jogou o 2 e só gritou XD!).

O de mesmo nome, Fatal Frame, conta a história de Miku Hinasaki  uma moça que sai em buca de seu irmão desaparecido, um novelista que foi em uma mansão mal-assombrada para ter idéias para seu novo livro, mas ele e sua equipe desaparecem sem deixar rastros, e cabe a sua irmã ir resgatá-lo.

O segundo jogo, Fatal Frame: Crimison Butterfly, é sobre duas irmãs gêmeas, Mayu e Mio, que estão aproveitando os últimos dias de uma floresta, onde elas passaram parte da infância, que será derrubada. Mayu, de repente começa a seguir uma estranha borboleta vermelha, e acaba cruzando um “ponto cego” que a leva para outra dimensão. Mio a segue, indo parar na Vila de Todos os Deuses (All God’s Village). Mayu desapareceu, e Mio começa a procurá-la, no entanto, ela descobre relatos de uma repórter que passou pela vila, relatos assustadores, que revelam muito mais do que uma simples busca pela irmã desaparecida.

E, finalmente, Fatal Frame: The Tormented, conta a história de uma fotógrafa, Rei Kurosawa, que perde o marido em um acidente de carro. A partir daí, ela passa a ter estranhas visões e sonhos envolvendo seu marido e uma estranha mansão. O jogo ainda traz alguns personagens das séries anteriores (Como a protagonista do primeiro e o tio das gêmeas do segundo, todos também tendo visões sobre a mansão e os parentes desaparecidos). O jogo só tem a diferença de se passar no apartamento da fotógráfa e nos sonhos, ao invés de ir realmente para a casa assombrada ou para a vila.

E, por último, Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse, é sobre cinco garotas que foram sequestradas por um assassino, sendo mantidas reféns em uma casa misteriosa. Elas são resgatadas por um detetive, mas, alguns anos depois, duas das garotas morrem, e as três restantes decidem voltar à ilha para recordar lembranças perdidas.

Bem, você deve estar perguntando “Certo…E o que isso tem a ver?”, bem, todas as histórias da série são baseadas em uma história real. Perceberam que as histórias dos jogos são parecidas em certos pontos?Pessoas desaparecidas, uma mansão ou casa misteriosa, visões… Por quê? Bem, todas elas nasceram da famosa história da Mansão Himuro.

Ninguém sabe ao certo sua localização. O mais correto é que ela se encontra nos arredores de Tokio, a capital Japonesa. O local é considerado um dos lugares mais mal assombrados do Japão.

Acreditam que a mansão foi palco de uma série de assassinatos envolvendo a Família Himuro e seus associados.

“A Família Himuro participava de um específico e enigmático ritual xintoísta com o nome de “Ritual de Estrangulamento”, que era usado para selar o karma ruim da Terra. O Karma, chamado “Malice” (ou Malícia), emergiria em uma data específica perto do final do ano de um portal no jardim interno da mansão. Para prevenir isso,uma donzela era escolhida ao nascer e isolada do mundo externo para ser criada como um cordeiro para sacrifício. Isso era feito para prevenir que ela, a “Donzela do Santuário da Corda”, adquirisse qualquer ligação com o mundo externo, o que arruinaria o ritual. Antes do “Ritual de Estrangulamento”, outra donzela era escolhida para o “Ritual do Demônio Cego” que, ao ser amarrada, sua face era forçada contra uma máscara de madeira com espetos nos locais onde deviam estar os olhos. A relação dessa prática com o “Ritual do Estrangulamento” não é conhecida, mas aparentemente era necessária para o sucesso.”

Cenas do “Ritual do Estrangulamento” aparecem no Fatal Frame 2, em alguns flashes, a temática é a mesma, mudando uma coisa ou outra, já que no jogo, a vila toda realiza o ritual, e as sacrificadas são jogadas em um enorme buraco em um local da vila (Pelo que eu me lembro!). Mas, no jogo, usam-se duas irmãs, e uma estrangula a destinada a ser o sacrifício.  Nos flashes, as irmãs seguem o estilo das lendas japonesas: Seus cabelos cobrem parte de seus rostos e elas usam quimonos longos para a altura delas e brancos. (Estou apenas comparando com o 2 porque foi o que eu joguei!Por favor, me corrijam caso qualquer coisa, já que faz tempo que eu joguei).Não lembro de ter visto o “Ritual do Demônio Cego”.

“Após o tempo certo ter passado,chegaria o dia do “Ritual do Estrangulamento” para a “Donzela do Santuário da Corda”, onde ela seria atada por cordas nos seus pulsos, tornozelos e pescoço. As cordas eram amarradas a times de bois, que puxavam radialmente do corpo da menina, arrancando seus membros de seu corpo. Não é conhecido se ela estava morta antes de seus membros serem arrancados, entretanto, é lógico que a corda do pescoço a sufocaria, apesar de ela estar sentindo uma dor agonizante. As cordas usadas para amarrar seus apêndices seriam ensopadas com seu sangue e cruzadas no portal da Malícia. Mas o portal só permaneceria fechado por aproximadamente 75 anos antes de o ritual se repetir. Por gerações, essa tradição era passada pela família Himuro, o chefe da família sempre participava dos procedimentos.”

Em uma parte do jogo, aparece uma fantasma se arrastando no chão, ela possuí todos os membros de locomoção quebrados (tornozelos e pulsos) e seu pescoço também, algo que pode ser associado ao primeiro ritual, e seu quimono possui manchas de sangue.

“Porém a honra da família levou ao desastre. Durante o último “Ritual de Estrangulamento” registrado, é dito que a “Donzela do Santuário da Corda” avistou um homem do lado de fora da mansão vários dias antes do ritual. Ela se apaixonou por ele, e seu novo apegamento à Terra manchou seu sangue e seu espírito; o ritual e seu sacrifício falharam miseravelmente. O chefe soube do acontecido e perdeu sua sanidade. Ele correu pela mansão assassinando sua família, os sacerdotes, e qualquer desafortunado que estivesse visitando a mansão na ocasião. Envergonhado com sua falha de prevenir a calamidade, ele caiu sobre sua própria katana, cometendo o harakiri. A Família Himuro e os rituais performados por ela agora estavam mortos. As pessoas locais ficaram quietas quanto a história, e eles não estavam nada ansiosos para descobrir detalhes das mortes. Ainda hoje, esforços são feitos para descobrir mais informações sobre a família e sua tragédia, mas os registros são poucos.”

Eis algo que posso afirmar que está presente nos quatro jogos. A vila do 2º e as casas que aparecem no 1, 3 e 4 (Mesmo em sonho), são abandonados e com ares de ter ocorrido uma enorme tragédia.No 2º, quando Mio encontra os registros da repórter desaparecida, está descrito que ela tinha ilusões de assassinatos, e ouvia gritos de pessoas pedindo por socorro. Na sala aonde pegamos a Câmera Obscura (Máquina fotográfica que exorciza os espíritos), há uma estranha forma embaixo do tapete, que parece um corpo, mas ele não pode ser movido (Dizem que ele some depois, mas como o jogo não era meu… Eu acabei não chegando ao final XD, então…Não posso dizer ¬¬…Eu preciso realmente comprar esse jogo.).

No jogo, todas as garotas apresentadas ao longo da série são atraídas para uma espécie de “jogo” que escolherá suas posições no ritual. Como se os fantasmas dos lugares em questão ainda precisassem realizar o ritual.

“Para escolher quem vai ser o sacrifício, os guardiões pegam todas as donzelas com potencial para um jogo de pega-pega, ou “Demônio pega”.

Uma delas é escolhida como Oni (demônio) do jogo, representando um demônio do portal. A Oni deve tentar pegar as outras para determinar quem será o sacrifício. Não se sabe se as meninas são avisadas do que realmente o jogo representa.

A primeira garota a ser pega será o sacrifício do “Ritual do Demônio Cego”. Era dito que essa garota era cega ao “Oni”, e era incapaz de vê-lo. A última garota a ser pega, diziam, era a que tinha a aura (ou energia) mais forte. Ela pode ver os demônios, e consegue fugir o máximo que pode, na teoria fazendo dela a mais forte das “Donzelas”. Essa garota será a escolhida para participar do “Ritual do Estrangulamento”, que manterá os demônios no portal.

Não diz o que acontece com as outras duas garotas escolhidas. Ao meu ver, elas são mortas pelo Oni por não possuírem energia espirtual forte o suficiente para o ritual.

 

Suposta Mansão Himuro

Suposta Mansão Himuro

Dizem que a casa representada na foto é a famosa Mansão Himuro, mas não há nada certo sobre isto. De qualquer forma, pessoas que se arriscam em visitar esta mansão dizem que ela é realmente assombrada.

 

Interior da Mansão, dizem que nesta foto há um fantasma. Você consegue vê-lo?

Interior da Mansão

 

Outra foto do mesmo local...Dessa vez com uma surpresa.

Outra foto do mesmo local...Dessa vez com uma surpresa.

Bem, o que dizer?

Eu acho que é uma história muito interessante! Eu creio que os assassinatos realmente podem ter acontecido. Já do ritual eu não posso dizer. Parte dele pode ser real, ou não. Rituais para purificação da alma ou de um lugar existem e muitos. Alguns são bem aloka, outros são conhecidos através de rituais pagãos ou de religiões paralelas, como a Wicca.Enfim, disso eu não entendo muito, por isso vou parar antes que comece a falar besteira.

Mas, Devemos admitir que o oriente realmente sabe como nos assustar!E, como vocês podem ver, a história não precisa ser longa ou cheia de descritivismos.  Presenciamos cenas fortes, nos filmes e em alguns animes elas são menos representadas que nos contos ou em mangás (Há, pra quem pensava que mangá era de criança, depois vou sugerir uns títulos pra vocês que vão chocar!).

O jogo é altamente recomendado para quem quer se aventurar mais por esses cenários. Se sentir como um verdadeiro explorador de um dos maiores mistérios do Japão.  Podem ser comprados nas lojas especializadas, na internet… E nos camelôs!Aproveitem, a 25 de Março adora fazer aquelas promoções tipo “Três por dez”.

(Todos os Fatal Frame, exceto o 4º, são para Playstation 2, o último foi feito para Nintendo Wii, mas acho que também há versões para Playstation 2 e/ou 3.)

Uma história fascinante pra se contar pros seus amigos que aindam acham que a Loira do Banheiro tá abafando, ou da agulha da Aids!

Fala sério!Lendas orientais são simplesmente muito melhores que os contos que ouvimos por aí!

Fonte: Wikipédia (Textos e informações do jogo), Sobrenatural (Informações e Fotos 1 e 2), Ghost Study (Foto 3)


~ por Giovanna em fevereiro 10, 2009.

12 Respostas to “A Mansão Himuro”

  1. ANA AQUI =D

    Tipo, eu AMO historinha sobrenatural (mas me cago de medo). Não sou mto fã de filme de terror nem nada, prefiro ouvir essas lendas urbanas e vivências pessoais, mas adoro mesmo. Assisti O Grito 2, versão americana, que dizem que é horrível e tal e eu achei mesmo, mas o que me deixou louca foi mesmo na hora de dormir HUAUAHAU minha tartaruga arranhando a bacia faz o barulho EXATO daquele maldito gritinho!

    E essa casa aí tem mesmo potencial pra Mansão mal-assombrada versão Japão o_o’ eu jamais visitaria um lugar horrível desses!

    =* Giii!

  2. João Paulo aqui!

    Muito bom o post, e eu fiquei com vontade de jogar o jogo, mas não tenho videogame e agora você tem que me dar um porque foi malvada ao recomendar isso u.u

    A história é sensacional, eu acredito no ritual, apesar de não saber muito sobre isso. Nesses países do oriente é muito místico e espirtualizado, eles participam e/ou crêem em rituais sagrados que podem parecer ridículos para a maioria das pessoas, mas acho que faz sentido no final.

    :** gio!

  3. ReyHino do fórum do AyuBr, oláolá XD/
    Adorei o post *-*, simsim, lendas orientais >>> lendas ocidentais. <3
    Fatal Frame é realmente muito bom. <3 Foi o jogo de terror q mais me deu medo até hoje *-* Esse ‘Ritual do Demonio Cego’ me lembrou uma pouco uns certos fantasmas só… o.o Não lembro de falarem muito dessa parte do ritual mesmo XD;
    Aliás, a parte de dentro da Mansão Himuro real me parece MUITO com uma parte da mansão do FF3 o.o’
    Bah, depois de FFrame eu morro de vontade de ir visitar a bendita Mansão Himuro, lol. Adoro essas coisas tbm *-*

    o/

  4. Michael do AyuBrasil 8D
    Gostei bastante do post, adoro lendas japonesas sobre fantasmas e realmente os filmes de terror asiáticos são BEM melhores que os americanos!
    Sempre quis jogar Fatal Frame e agora que você falou um pouco da história fiquei com mais vontade ainda, vou ver se compro XD

    =*

  5. Ah, se fuder, gi! Eu tenho ganas de jogar isso mas eu mooooooooooooooooooooorrrooooooo de medo!! >_<

    E…e… EU QUERO UM BLOG TBM!! TT_TT

  6. VAI TIRANDO DA AGULHA COM AIDS! -nn huuhauhua terror psicológico sux. Pq FUNCIONA!
    Eu adoro as histórias orientais, são terroríficas. Mas eu não sou um ser que gosta de sentir medo, então eu prefiro as ocidentais mesmo.
    São mais engraçadas. XD

    C’MON! LENDAS URBANAS SÃO O QUE HÁ!
    huahuah vc se empolgou mas ficou legal, Gi. ^^
    ;**

  7. OMG, GIII >DDDDDDDDDD
    mim assustou, po! *novidade* esse jogo parece ser maneiro *333* mas NEM FODENDO que eu jogo, bjs! me sinto sobre pressão ee e e ee é pessimo, T_T

    anyway, <3 foi linds *——-*’ E OLHA QUE LINDS SEU BLOG JÁ TEM FÃS *OOOOO*!!

    btw, *-*’ perfeitoso \o/

  8. Me assustou também, mimi ._.’. Fiquei com medinho, flws. Okay, eu sou toda medrosa mesmo. Muito bom o post @_@

  9. Eeh benm interessante msmo essah historia…não acredito nisso ,mas depois de jogar fiquei meio em duvida se possa realmente existir ou não!

    mto bOmm o post*-*

  10. Oie!! jogador dos 3 games, a referencia sobre o ritual do demônio cego aparece em fantasmaas em mascaras ou objetos pela casa ou manuscritos encontrados…como uma mascara “tapa oolhos” com doi espinhos enormes pra que perfurassem os olhos, jah o salão apresentado na fto acredito que me lembro dele no ff2 e no ff3, no um uma sala parecida, porém não posso afirmar se a mesma. Muito o Bom o post, a o ff4 provavelmente não sera lançado na plataforma do ps2,ainda é um game exclusivo da nintendo(wii) e acredito que cmo todos os games exclusivos demorem um certo tempo para que cheguem as demais plataformas. a giovana percebi que é fã de filmes do genero, o FF esta sendo estudado por nda menos que Steven spielberg, não mutio comumm no genero horror mas que já é um bom nome. Obs: para quem estiver afim de jogar recomendo seguir pela ordem e sempre parar pra que se entenda a história por meio dos pergaminhos, fotos, e até mesmo gravações elas explicam tudo, é claro um bom entendimento do inglês srá necessário. Mas particularmente Prefiro o 1 e 2, o 3 é um caso diferente pois não foi a mesma empresa criadora dos outros titulos que fez este 3º, la se baseou nos games para surgir o 3º o que caiu um poko a qualidade do game em enrredo, fatos, e em associa-lo com a lenda.Embora tenha elementos como personagens ativos ou não nos outros games é o game mais fraco e que não tive paciencia para termina-lo.

    parabenizando também o post novamente, pois sou curioso no tema lendas e acontecimentos do tipo.
    -DAvid-

  11. Com certeza a historia de Fatal Frame 2 e a mansao de Himuro e a historia mais fascinante de terror que vi em toda minha vida !!!
    Meu sonho e conhecer aquela mansao pessoalmente !!
    Sou viciado em Historias como essa e nao consigo parar de jogar Fatal Frame ja zerei em todos os niveiis e continuo zerando ainda…
    um dia eu ainda vou conhecer essa mansao pessoalmente!!!

  12. oi…hehehe…
    pelo q eu sei…a mascara do “demonio cego”aparece no primeiro jogo….da série…e é usada pá abrir várias pasagens secretas….e sei tamen q o unico q é realmente baseado na história da “mansão himuro”, as outra histórias, tem suas diferenças….
    PS: eu já joguei todos os tres jogos…e meu namorado sabe traduzir kuase tudo em inglês….conclusão…eu sei kuase tudo sobre os jogos e já dei final no dois umas 5 vezes…concluindo novamente sou super viciada na hirtória do jogo….bjs…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: